marketing gastronômico

Hoje vamos falar sobre a importância do marketing gastronômico para colocar bares, restaurantes, cafeterias, food trucks e afins no centro das atenções.

Atualmente, as mudanças ocorrem com maior velocidade, as soluções para determinados problemas se tornam ineficazes em um curto espaço de tempo, a competitividade no mercado gastronômico aumenta a cada dia e os clientes ficam mais exigentes.

Diante deste cenário, os estabelecimentos que desejarem se manter competitivos no mercado devem desenvolver estratégias de marketing gastronômico, que agreguem valor aos seus produtos e serviços.

Com seu papel decisivo neste universo gastronômico, o marketing funciona alinhavando todos os fatores na busca de otimização de resultados, através da percepção de tendências, identificação de oportunidades e potencialização da utilização de seus recursos; É preciso ter em mente a necessidade de satisfazer as demandas do consumidor, sem deixar de lado o atingimento dos objetivos financeiros e posicionamento de mercado.

Ao projetar um novo estabelecimento, o empreendedor deve realizar uma pesquisa de mercado para obter o entendimento da realidade e expectativas do seu público. Antes de propor algo, é necessário entender o mercado em que deseja atuar. Conforme os resultados, pode-se priorizar o preço, a localização, o tipo de cozinha, a decoração. Por melhor que seja, um único serviço ou produto dificilmente sustentará por muito tempo o sucesso de um estabelecimento. Todas essas ações são ditadas pelo marketing. Ele está em tudo o que pensamos implantar para vencer a concorrência, conquistar e fidelizar clientes, ganhar o mercado.

Os proprietários ou gestores de bares, restaurantes, cafeterias, food trucks e afins, sempre priorizam a administração das contas, o controle de estoque, aos valores a serem praticados, mas com raras exceções, poucos se preocupam com o marketing da empresa.

Por isso a importância do marketing gastronômico. Hoje a gastronomia vai além da transformação de insumos em pratos maravilhosos. Em tempos de globalização e constantes mudanças sociais, com clientes que cada vez mais pagam por uma experiência e não por um prato, e o valor percebido é tão importante quanto o adquirido.

O entendimento das expectativas de cada cliente é o que permeia todo o trabalho estratégico do marketing gastronômico.